Substituição de produtos químicos perigosos
Substituição de produtos químicos perigosos
As empresas da UE estão a substituir cada vez mais os produtos químicos e os processos de fabrico perigosos por tecnologias mais seguras e ecológicas. Este tipo de substituição pode trazer benefícios substanciais às empresas, ao ambiente e à saúde dos trabalhadores e consumidores. Pode também ter um impacto positivo significativo na implementação de uma economia circular.
Benefícios
Existem muitas razões pelas quais as empresas ou outras organizações podem procurar substituir um produto químico, tais como melhorar a pegada ambiental dos seus produtos ou processos de fabrico, fornecer uma melhor funcionalidade técnica ou responder às exigências dos clientes ou aos requisitos legais. Como parte destes esforços de desenvolvimento, é importante procurar reduzir os riscos potenciais causados pelas substâncias que são utilizadas. Devem ser consideradas várias opções de substituição: mudar para um produto químico menos perigoso, utilizar uma técnica alternativa ou criar uma conceção de produto diferente. Na prática, é geralmente uma combinação destas ações que conduz ao sucesso. Muitas vezes, estas ações melhoram a eficiência da produção, impulsionam a inovação, ajudam as empresas a obter uma vantagem competitiva e poupam custos e, em última análise, beneficiam a saúde humana e o ambiente.
Requisitos legais
Na recolha de dados sobre o impacto de um produto químico na saúde humana e no ambiente, pode concluir que é possível reduzir os riscos provocados pela sua substância.
Embora esse conhecimento, por si só, o possa levar a procurar alternativas mais seguras, para as substâncias mais perigosas, a legislação da UE pode exigir a sua substituição.
Declaração de exoneração de responsabilidade
As informações foram coligidas em cooperação com as partes interessadas da ECHA. As hiperligações para sítios Internet externos não implicam o reconhecimento dos mesmos pela Agência. Ao aceder a outro sítio Internet através dessas hiperligações, fica sujeito à política de confidencialidade desse sítio. Para mais informações sobre as hiperligações para sítios Internet de terceiros, consulte a página «Advertência jurídica».
Contact
For general questions or suggestions on substitution related matters contact substitution[a]echa.europa.eu.
- Substances of concern: Why and how to substitute? [PDF]
- ECHA strategy to promote substitution to safer chemicals (January 2018) [PDF]
- Improving the Identification, Evaluation, Adoption and Development of Safer Alternatives [PDF]
- Accelerating substitution: strategic options assessment [PDF]
- Impacts of REACH restriction and authorisation on substitution in the EU [PDF]
- Report on substitution-supporting activities in 2018-2019 and focus in 2020-21 [PDF]
- Painting a safer Europe (video)